Home > About

Zacarias da Mata

Nasci em Dezembro de 1957 em Matosinhos onde desde sempre vivi. No entanto, e para que eu não ficasse com dúvidas pela vida fora, os meus quatro avós decidiram por unanimidade registar-me em Vila do Conde.

De facto, pela vida fora, nunca tive dúvidas: as minhas raízes estão nas Caxinas e Poça da Barca, local piscatório cuja génese se perde no tempo, com uma cultura muito própria e que – acredito – de alguma forma influenciou a minha personalidade e as minhas humildes criações.

Profissional bancário desde 1980 e armador de pesca da sardinha até há três anos atrás - actividades que abracei com paixão - é no entanto na imagem, no cinema e na fotografia, que me sinto melhor.

Comecei pelo cinema em 1973 com uma excelente “Super 8” (que saudades), com uma lâmpada de 1000 Wats, uma máquina plástica de corte e alguns reflectores e filtros improvisados... Abordei o 16 e o 35 mmm mas a minha mesada acabava muito depressa pelo que abandonei estes formatos à nascença...

Em 1974 o meu pai ofereceu-me uma 1000 da Pentax... Sem deixar o cinema foi com esta máquina fotográfica que me descobri verdadeiramente...

Por razões familiares e profissionais arrumei os equipamentos em 1980 e voltei em 2000.

O trabalho que agora vos mostro é sobretudo o reflexo destes últimos anos de actividade.

Espero que gostem!

Matosinhos, 20 de Maio de 2004